Cavalheirismo

Num mundo em que as mulheres vão ganhando cada vez um maior papel na sociedade, querem ao mesmo tempo cavalheirismo? Não bate a bota com a perdigota. O feminismo reivindica a necessidade de se dar o valor merecido às mulheres. E depois existem formas de relacionamento antiquíssimas e desajustadas, como o cavalheirismo, que põem o homem num papel superior à mulher, tratando estas como se fossem inferiores ou mais fracas. O gesto de abrir a porta do carro, por exemplo, dá a sensação não de um tratamento igualitário,  mas de um cuidado excessivo relativamente a quem é mais “fraco”. Este tipo de situação simboliza um homem com mais capacidade, mais forte e a mulher um ser frágil, sem as tais capacidades iguais às do homem.

Podemos pensar que cavalheirismo é simplesmente um ato de simpatia para com a mulher e que a coloca até num palco superior. Uma coisa é simpatia, como servir as mulheres ou os convidados ou os filhos, outra coisa é ter de as servir primeiro, como se fossem as mais fracas e necessitassem de mais atenção. O cavalheirismo leva a um exagero da simpatia e como sabemos, tudo o que é exagerado não é bom e traz consequências. O cavalheirismo torna-se num dever, segundo as regras da sociedade. E o dever, em geral nesta sociedade, faz com que as relações entre as pessoas frequentemente se tornem – seja devido a quem pratica ou àquilo que se pratica – relações de poder e de dominação.

É necessário ter atenção à forma como tratamos o outro e estando o cavalheirismo muito entranhado na sociedade portuguesa tem que se alertar, principalmente as gerações mais novas, para este facto. O cavalheirismo, tal como é praticado hoje na nossa sociedade, não introduz relações de igualdade, mas sim de subordinação. E é importante realçar o papel da mulher na sociedade e não enfraquecê-lo com este tipo de ações.

Advertisements

About the post

Sociedade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: